google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Benefícios da Atemoia

ANUCIOS

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Benefícios da Atemoia


Encontrada em terras brasileiras desde a década de 60, a Atemoia é uma fruta com muitos benefícios para nossa saúde e que vem ganhando cada vez mais admiradores em todo o território nacional. Talvez você não a conheça pelo nome Atemoia, mas certamente já degustou uma bela fruta do conde, não é? Este híbrido de cherimola e pinha é cultivado no sudeste e nordeste do país, mas é sucesso em várias outras regiões pelo sabor inconfundível e principalmente pelos benefícios à saúde. Você sabe por que Atemoia faz bem?
Por ser uma fruta reconhecida pelos benefícios à saúde, muita gente acaba ingerindo Atemoia para tentar curar diversos problemas. A fruta é sim muito indicada para combater: colesterol alto, resfriados, prisão de ventre e também para aqueles dias em que a gripe chega com força. Além disso, também é uma fruta muito eficaz para dar aquele gás a mais no dia a dia, por isso é também bastante consumida por atletas profissionais e amadores . Confira a seguir mais benefícios da Atemoia!
Para a  regulagem do intestino
Por ser uma fruta composta por muitas fibras, a Atemoia é indicada para casos de prisão de ventre. Ela auxilia diretamente para a manutenção de um bom funcionamento do intestino e também para dar aquela sensação de saciedade após ser ingerida. A fruta do conde também pode apresentar resultados bem positivos para o organismo diminuir a absorção de gorduras e açúcares.
Atemoia para controlar a pressão
Entre os diferenciais da fruta, a grande quantidade de potássio em sua polpa contribui para a abaixar o nível da pressão arterial. Isto ocorre justamente pelo fato de o potássio ser um vasodilatador natural e sem contra indicações, e inclusive, também muito útil para o corpo equilibrar a quantidade de água no metabolismo e para a contração muscular. Indica-se o consumo equilibrado de Atemoia para todas as pessoas, principalmente para quem pratica atividades físicas com regularidade.
Uma fruta com muitas vitaminas
Especialistas indicam que a Atemoia é uma das frutas mais ricas em vitaminas, já que possui uma composição bem equilibrada com altos níveis de vitaminas B1 e B2, C1, Cálcio, Potássio e Ferro.
CURIOSIDADES

É regulador da pressão

Devido à presença de potássio em sua polpa, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial, pois esse mineral é vasodilatador. Usado pelo nosso corpo para equilibrar a água, o potássio é também elemento necessário para a contração muscular. Uma dieta rica nesse mineral é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.

Deve ser consumida in natura

O melhor jeito de ingerir a fruta é da forma como a natureza nos mandou, pois assim se preservam os nutrientes. Caso você opte pelo suco, por exemplo, a vitamina C se perderá em cerca de 20 minutos a partir do momento em que a bebida foi preparada. Além disso, as fibras presentes também se quebrarão.

Casca e sementes podem ser aproveitadas

“Se devidamente usadas, não fazem mal à saúde”, explica a nutricionista Juliana Fontes. Embora seja difícil consumir a casca in natura por ser pontiaguadaáspera e não ter um sabor muito agradável. Para isso, ela apresenta uma sugestão: “Pode ser usada para fazer geleia ou até mesmo compota. A casca possui fibras e minerais”. E as sementes? “Ricas também nesses elementos, podem ser trituradas e colocadas sobre iogurtesfrutassaladassorvetes e até mesmo no arroz com feijão”, responde Juliana.

Compre na estação

Já é tempo de atemoia – e o período vai até novembro. Durante a safra de qualquer alimento, suaqualidade nutricional é melhor, apresentando maiores taxas de nutrientes; em especial, as vitaminas e os minerais. “E quanto mais maduro o fruto estiver, maior sua quantidade de nutrientes”, ressalta a nutricionista.
Fonte de Energia

A atemoia é fonte de energia (243 calorias em uma unidade de 250 g), sendo indicada para “dar um gás” nos compromissos do dia a dia. Isso se deve à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa. “Sendo assim, ela deve ser consumida commoderação, principalmente por quem está tentando controlar os ponteiros da balança”, alerta a nutricionista.

Rica em fibras

As fibras são importantíssimas para o adequado funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes e/ou colesterol elevado.



POST RELACIONADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário