google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: GALERIA DAS PLANTAS MEDICINAIS (Letra A)

ANUCIOS

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

GALERIA DAS PLANTAS MEDICINAIS (Letra A)



ABACATEIRO - Persea – LAURÁCEAS. Árvore de manteiga,

IDENTIFICAÇÃO: Árvore de belo porte e altura variável, com casca áspera. Folhas alternas, simples, inteiras, curto-pecioladas, coriáceas, brilhosas, de margem lisa, formato variado; flores numerosas, pequenas, branco-esverdeadas, em corimbos; fruto carnoso tipo baga, polpa verde amarelada quando bem madura e uma única semente.

USOS e PROPRIEDADES: A polpa do fruto tem alto valor nutricional e uso cosmético, é antiraquitismo e afrodisíaco. Infusão das folhas, diuréticas,digestivo, distúrbios renais e das vias urinárias, tais como cálculos, cistite, uretrite, e também em problemas respiratórios, dores de cabeça, febre. Além disso, são carminativas e emenagogas. A semente em cataplasma, usa-se em abscessos, raladas em álcool para reumatismo. A casca é vermífugo. 

OBS: O uso das folhas é desaconselhado para gestantes.




ABACAXI - Ananas comosus 

BROMELIÁCEAS. Abacaxi-branco, ananá, ananás.

IDENTIFICAÇÃO: Nativo da América do Sul, de 60 cm a 1,20 m de altura. Perene. Caule oculto. Folhas esverdeadas em forma de adaga, arqueadas para fora, com bordas espinhosas; flores pequenas, azuladas, emergindo do centro da roseta, num conjunto misturada com brácteas espinhosas em cima de um talo grosso; frutos surgindo a partir das flores, reunindo-se em um único fruto composto, com a familiar "coroa".

USOS e PROPRIEDADES: Os índios usavam em cataplasma para reduzir a inflamação em lesões de pele. Hoje, a planta é utilizada para dissolver coágulos e eliminar tecidos necrosados, sendo a bromelina a responsável por esses efeitos. O abacaxi amacia carnes e auxilia a digestão.




AÇAFRÃO-DA-TERRA – Curcuma longa – ZINGIBERÁCEAS. Açafroeira, curcuma, gengibre-dourado.

IDENTIFICAÇÃO: Até cerca de 1,50 m de altura. Perene, folhas verdes e largas, crescendo em tufos a partir de um rizoma amarelo intenso, subterrâneo e carnoso, afilando-se em talos de revestimento tenro na base; flores de um amarelo pálido e em forma de sino, aglomeradas em um curto espigão, um pouco escondidas entre as numerosas brácteas verdes e pálidas.

USOS e PROPRIEDADES: É usado como corante de tecidos e entre alguns povos asiáticos, para a decoração da pele durante festas religiosas. Do ponto de vista medicinal, tem sido usado, internamente, com um estimulante e no tratamento de distúrbios sanguíneos. Externamente, é empregado para aliviar contusões, infecções dos olhos e inflamação das fossas nasais.



AGRIÃO – Nasturtium officinale – CRUCÍFERAS – Agrião das fontes, agrião de água.

IDENTIFICAÇÃO: De 10 a 80 cm de altura. Perene,caule prostrado, redondo, carnudo, glabro, parte inferior rastejante na água; folhas verde-escuras, carnudas, glabras, pinuladas, com folíolos arredondados ou ovais, sendo o terminal freqüentemente maior; flores brancas, pequenas, em cacho denso, 4 sépalas iguais, 4 pétalas em cruz, 4 estames compridos e 2 curtos. Cheiro forte;sabor picante. 

USOS E PROPRIEDADES: Rico em vitaminas, além de conter fósforo, ferro, iodo e cálcio, é utilizado como depurativo, diurético, antiinflamatório, descongestionante, digestivo, anti-escurbútico, estimulante e anti-térmico. Indicado também contra afecções dermatológicas, como acne, sarda e dermatose. O sumo combate o fumo. 

Obs.: A utilização do agrião deve ser interrompida se surgir irritação dolorosa da vesícula.



ALCACHOFRA - Cynara scolymus 

COMPOSTAS - Planta com até um metro de altura, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais. Bractáceas carnudas.

USOS E PROPRIEDADES: Ótimo diurético e eliminador do ácido úrico, atua em reumatismo e nos distúrbios hepáticos e digestivos. Em decocção ou cápsulas serve para eliminar cálculos biliares, combate a anemia, raquitismo, hemorróidas e varizes. Auxilia nos regimes de emagrecimentos. 

OBS: Evitar na lactação.



ALECRIM – Rosmarinus officinalis – LABIADAS – Alecrim de jardim, alecrim rosmarinho, alecrinzeiro

IDENTIFICAÇÃO: De 50 cm a 1,50 m de altura. Arbusto; caules lenhosos e folhosos; folhas sésseis, coriáceas, estreitas, com bordos enrolados e persistentes; flores azul-claras e esbranquiçadas, em pequenos cachos axilares. Cheiro de incenso e cânfora; sabor aromático.

USOS E PROPRIEDADES: Antiespasmódico e antiácido, é empregado no tratamento de problemas digestivos, sobretudo em afecções que acometem o fígado. Por suas virtudes tônicas e estimulantes, atua sobre o sistema nervoso. É também anti-séptico, colagogo, diurético e cicatrizante. O óleo de alecrim misturado com azeite de oliva é utilizado em massagens contra o reumatismo. 

OBS: É fundamental cumprir as doses e o tempo de duração dos tratamentos.



ALFAVACA – Ocimum basilicum – LABIADAS – Alfavaca cheirosa, basilicão, erva-real, manjericão dos cozinheiros, quioiô.

IDENTIFICAÇÃO: De 60 a 90 cm de altura. Arbusto anual, numerosas ramificações. Folhas dentadas opostas e elípticas, de cor verde ou púrpura brilhante, com cerca de 3 cm de comprimento e aroma picante quando esmagadas; flores pequenas brancas ou vermelhas nas extremidades das ramificações; 4 aquênios. 

USOS E PROPRIEDADES: Os fitoterapeutas recomendam o chá feito com as folhas de alfavaca para náusea, dores decorrentes de gases e desinteria.Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. A infusão forte pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. O há feito com alfavaca e grãos de pimenta é um remédio popular usado para baixar a febre.A alfavaca, muito utilizada como erva culinária, é facilmente cultivada e desidratada para armazenamento.



ALFAZEMA – Lavandula officinalis – LABIADAS – Lavanda

IDENTIFICAÇÃO: De 30 a 60 cm de altura. Subarbustos; frondoso na base com ramos nus, eretos, simples; folhas verde-acizentadas, estreitas, lanceoladas, com bordos enrolados; flores azul-violáceos em espiga terminal de verticilastros; fruto aquênio com 1 semente preta, lisa. Cheiro penetrante, sabor ardente, amargo.

USOS E PROPRIEDADES: As flores e folhas, secas à sombra, são empregadas em emplastros e óleos para massagem.A presença do tanino em sua composição química lhe confere propriedades adstringentes. É também cicatrizante e detergente, empregado, por isso, em bochechos contra aftas e outras afecções da mucosa bucal.



ALGODÃO – Gossypium hirsutum – MALVÁCEAS – Algodão macaco.

IDENTIFICAÇÃO: De 60cm a 1,50m de altura. Anual, erva ou arbusto com folhas alternas, de cor cinza-esverdeada, com 5 a 15cm de comprimento, 3 lobos: flores em forma de cálice, com pétalas grandes, vistosas, variando do branco ao amarelo cremoso, com uma mancha púrpura ou vermelha próxima à base; fruto tipo cápsula, contendo sementes cobertas com pêlos brancos (fibras).

USOS E PROPRIEDADES: A raiz do algodão é utilizada como um auxílio para o parto e tem propriedade diurética e emenagoga, além disso, ameniza cólica.



ALHO – Allium sativum – LILIÁCEAS – Alho comum, alho hortense, alho manso.

IDENTIFICAÇÃO: Até 60cm de altura. Perene, bulbo composto de pequenos dentes, envolto em túnicas esbranquiçadas; folhas pontudas, longas, achatadas e amareladas; flores pequenas, em cachos, de cor rosada ou branca. Sabor amargo, intenso e persistente; odor característico.

USOS E PROPRIEDADES: Durante séculos foi usado como remédio para resfriados e outras infecções respiratórias. É antibacteriano, tônico, vermífugo, antioxidante, anti-séptico e antiespasmodico. É altamente indicado em diabetes, hipertensão, bronquite e asma.



ARARUTA – Canna edulis – CANÁCEAS.

IDENTIFICAÇÃO: Até 2,5m de altura. Perene, caules macios, carnosos, cada um com uma base de folha firmemente enrolada. Folhas ovaladas, verde-escuras, com até 60cm de comprimento; flores de formatos irregulares, estreitas, “pétalas” de cor púrpura-avermelhada; frutos de três câmaras; sementes duras, pretas, esféricas; rizoma grande, ramificado.

USOS E PROPRIEDADES: O amido da araruta é empregado como alimento para bebês e convalescentes de problemas intestinais, pois ela é facilmente digerida e não é irritante.



ARNICA – Arnica Montana – COMPOSTAS.

IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 60cm de altura. Perene, caule floral ereto, simples, glanduloso; folhas basais em roseta, junto ao solo, ligeiramente consistentes, ovais, sendo as caulinares menores, lanceoladas; flores amarelo-alaranjadas; aquênio papilhoso; rizoma obliquo, castanho. Cheiro aromático; sabor muito amargo.

USOS E PROPRIEDADES: É adstringente, cicatrizante, sudorífica, anti-séptica e analgésica. Como pomada é indicada para acne e furúnculos; em tintura combate contusões, quedas, distensões, hematomas e dores reumáticas.
OBS.: É uma planta venenosa, portanto seu uso oral deve ser sob prescrição médica.



AROEIRA – Schinus terebinthifolius – ANARCADIÁCEAS. Aroeira do paraná, aroeira mansa, aroeira-pimenteira, aroeira-vermelha.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore de altura e diâmetro variáveis, revestida de casca grossa cinzento-escura. Folhas imparipinadas, composta de folíolos elípticos, serrados; flores pequenas de cor amarelo-pálida, dispostas em panículas; frutos pequenos de cor vermelho-brilhante.

USOS E PROPRIEDADES: A planta é balsâmica e adstringente, é empregada nas doenças das vias urinária. Em decocção age na garganta, em feridas, tumores e inflamações em geral. No banho pode ser usada contra sarnas e hemorróidas. OBS.: Sua resina pode causar dermatite e a ingestão de seus fruto pode causar intoxicação com vômitos e diarréias.



ARTEMÍSIA – Artemísia vulgaris – COMPOSTAS. Artemigem, Artemísia comum, Artemísia vulgar, erva de são joão, losna brava.

IDENTIFICAÇÃO: Arbusto aromático perene, que pode atingir ate 2m de altura, com galhos e ramos avermelhados. As folhas muito recortadas são verdes na parte superior e esbranquiçadas na inferior. Flores variando do amarelo ao vermelho-amarronzado, agrupadas em longos cachos no final dos ramos.

USOS E PROPRIEDADES: É emenagoga e facilita o parto. O chá combate problemas no ovário, lombrigas e anemia. Seu pó pode atuar contra convulsões infantis e epilepsia. OBS.: Não usar durante a gravidez e amamentação.



ASSA-PEIXE – Vernonia polyanthes – COMPOSTAS. Cambará-branco, cambará-guaçu.

IDENTIFICAÇÃO: Arbusto anual que atinge até 3m de altura, com caule liso e de tonalidade marrom. Folhas alternas, pecioladas, lanceoladas; ásperas, de cor vede-escura na parte superior, e lisas e de cor verde-clara na parte inferior. As inflorescências apresentam-se em capítulos terminais. Fruto pequeno, de cor escura.

USOS E PROPRIEDADES: Suas folhas em decocção ou infusão tem efeito balsâmico e diurético. Sua raiz, também em infusão, pode ajudar no tratamento a cálculos renais e na cura de traumatismos e contusões.

AVEIA – Avena Sativa – GRAMÍNEAS.

IDENTIFICAÇÃO: De 50cm a 1,20m de altura. Anual, gramínea de caule oco, com nós; olhas, de um verde-pálido, estreitas, achatadas, ásperas, em forma e lança, a nainha envolvendo o caule; flores de um verde-pálido, em cachos frouxos e terminais; espiguetas pendentes formadas por duas pequenas flores; fruto sulcado, felpudo, oblongo, afilado nas extremidades.

USOS E PROPRIEDADES: Um alimento de fácil digestão, sua farinha é fonte de fibras. Pode ser usado no combate à depressão.














Nenhum comentário:

Postar um comentário