google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras B e C)

ANUCIOS

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

GALERIA DE PLANTAS MEDICINAIS (Letras B e C)



BABOSA – Aloe Vera – LILIÁCEAS. Aloe.

IDENTIFICAÇÃO: De 60 a 90cm de altura. Perene, suculenta, com talo único. Folhas carnosas, longas, espinhentas, de pintas agudas, forman do um invólucro em torno do caule; flores terminais, em cacho alongado apontando para baixo, de coloração amarela ou vermelha, com laivos alaranjados. Sabor amargo e nauseante; odor forte e desagradável.

USOS E PROPRIEDADES: Seu sumo fresco é empregado em casos de ferimentos e queimaduras.



BARDANA – Arctium Iappa – COMPOSTAS. Erva-dos-tinhosos, pegamassa.

IDENTIFICAÇÃO: De 50cm a 2m de altura. Bienal, caule robusto, canelado; folhas verdes na pagina superior, cinzento-claras e aveludadas na inferior, grandes, cordiformes, denticuladas, pecioladas, sendo as caulinares superiores menores; flores rosa-púrpura, agrupadas em corimbos frouxos de volumosos capítulos pedunculados, esféricos; raiz compria, aprumada, carnuda. Inodora; sabor amargo e açucarado.

USOS E PROPRIEDADES: A infusão das folhas e suas raízes atuam como antidiabético, antidiarréico, diurético e hipoglicemiante. Age no couro cabeludo, nas dermatites descamantes.



BOLDO-CHILENO – Vernonia condensata – COMPOSTAS. Aloma, aluman, arvore-do-pinguço, luman.

IDENTIFICAÇÃO: Arbusto alto, muito ramificado, atingindo até 5m de altura. Folhas alternas, alongadas ou lanceoladas, de textura fina e com bordos um pouco serrilhado. Flores esbranquiçadas, reunidas em capítulos terminais. Apresenta crescimento rápido.

USOS E PROPRIEDADES: Poderoso digestivo e hepático, ativa a secreção biliar, salivar e gástrica. Seu chá é tranquilizante e contra a insônia.



CAJUEIRO – Anarcadium occidentale – ANACARDIÁCEAS. Acajaiba, acajuiba, caju-manso.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore que atinge cerca de 10m de altura, de caule tortuoso e baixo; folhas alternas, pecioladas, obtusas, simples, com nervuras salientes reticuladas; flores pálidas, pequenas; fruto reniforme, demais ou menos 2cm.

USOS E PROPRIEDADES: Tem função adstringente, antiinflamatória e hemostática. A decocção das folhas e a infusão das folhas são usadas como tônico e antidiabético.



CAMOMILA – Matricaria chamomilla – COMPOSTAS. Camomila-alemã, camomila-vulgar, matricária.

IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 50cm de altura. Anual, caule glabro, ereto, muito ramificado; folhas verdes, lisas na parte superior; flores brancas, amarelas no centro; aquênio arqueado e pequeno, com 5 costas e encimado por uma coroa escariosa. Cheiro aromático e penetrante.

USOS E PROPRIEDADES: Propriedades calmantes, digestivas, antialérgica, antiinflamatória e tônica. Pode reconstituir a flora intestinal. Em compressas e lavagens é ótima para conjuntivite, inflamações nos olhos e vista cansada.



CANA DO BREJO – Costus spicatus – ZINGIBERÁCEAS. Cana-de-macaco, cana-do-mato, cana-roxa, periná, ubacaia e jacuaranga.

IDENTIFICAÇÃO: Herbácea de hastes cilíndricas e duras, com até 80cm de altura. Folhas espiraladas, obovadas, verde-escuras. Flores amarelas em espiga terminal. Fruto capsular contendo numerosas sementes.

USOS E PROPRIEDADES: Ótimo diurético atua na eliminação de pedras da bexiga, sífilis e inflamações nos rins. Combate a arteriosclerose, e, em cataplasma a hérnia, inchaços e contusões.



CANELA-DA-ÍNDIA – Cinnamomum zeylanicum – LAURÁCEAS. Canela-do-leão, caneleira, cinamomo.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore pequena, de casca espessa, pálida e glabra. Folhas simples, opostas ou subopostas, pecioladas, lanceoladas, com nervuras na base, brilhantes e lisas na parte superior e verde-claras na inferior. Flores numerosas, axilares, esverdeadas ou amareladas, pequenas, reunidas em cachos ramificados.

USOS E PROPRIEDADES: Estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. É emenagoga, provoca contração muscular. Tem sido muito usada para o combate à gripe, resfriado e dores abdominais.



CAPIM-LIMÃO – Cymbopogon citratus – GRAMÍNEAS. Capim-caatinga, capim-cheiroso, capim-cidreira, capim-ciri, citronela, erva-cidreira, grama-cidreira.

IDENTIFICAÇÃO: Perene herbácea que forma touceiras, atingindo até 2m de altura. Folhas longas, lanceoladas, ásperas nas daus faces, recobertas por fina camada de cera, com margens cortantes. Inflorescência, rara no Brasil, em espiga. Rizoma curto. Aroma intenso, cítrico (folhas).

USOS E PROPRIEDADES: Uso comprovado como analgésico e antiespasmódico, em dipepsia, flatulência e cólicas. Estimulante a lactação. Assepsia de dentes e gengivas.



CAPUCHINHA – Tropaeolum majus – TROPEOLÁCEAS. Chagas, sapatinho-do-diabo, sete-chagas.

IDENTIFICAÇÃO: Até 30cm de altura. Anual, suculenta, alastrada; caule mole, retorcido; folhas arredondadas, de coloração azul-esverdeada, com 5 a 15cm de largura, presas aos talos longos e carnosos pelo centro das partes inferiores; flores vistosas vermelhas, afuniladas, cálice dividido em 5 partes com 1 espora cheia de néctar na base. Sabor fresco e picante; aroma agradável.

USOS E PROPRIEDADES: Seu óleo é utilizado como anti-séptico. Apesar de nunca comprovado, pode conter alto teor de vitamina C.



CARDO-SANTO – Argemone mexicana – PAPAVERÁCEAS. Erva-de-cardo-amarelo, papoula-de-espinho, papoula-do-méxico.

IDENTIFICAÇÃO: Até 60 cm de altura. Anual, folhas espinhosas, dentadas, desprovidas de talo, com freqüência manchadas de branco; flores amarelas ou alaranjadas, com 5 a 6cm de largura; frutos espinhosos contendo as sementes.

USOS E PROPRIEDADES: É usado para o tratamento de verrugas, lesões e olhos sensíveis.
OBS.: Suas sementes são venenosas e podem causar edema e glaucoma.



CARQUEJA – Baccharis trimera – COMPOSTAS. Bacanta, bacórida, cacália-amarga, carque, quina-de-codinome, tiririca-de-babado.

IDENTIFICAÇÃO: Arbusto ereto, ramificado, dióico, de altura variável, com vários ramos sem folhas, de coloração verde-clara. Flores amareladas, em capítulos terminais; fruto do tipo aquênio, com papilho.

USOS E PROPRIEDADES: Limpa as toxinas do sangue, exercendo função benéfica sobre o fígado e o intestino. Usado em casos de gastrite, azia, má digestão, prisão de ventre, diarréia, gota, reumatismo e diabetes sob a forma de cápsulas ou infusão.



CASTANHEIRO-DA-ÍNDIA – Aesculum hippocastanum – HIPOCASTANÁCEAS.

IDENTIFICAÇÃO: De 10 a 30m de altura. Árvore de copa regular; tronco relativamente curto, por vezes torcido, ramos principais geralmente horizontais; folhas opostas, com pecíolo comprido, palmadas; flores brancas manchadas de amarelo e vermelho, grandes; cápsula com casca espinhosa abrindo-se por 3 valvas que contem 2 a 3 castanhas. Sabor amargo.

USOS E PROPRIEDADES: Atua sobre a circulação, como adstringente e vasoconstritor, anti-hemorrágico e antiinflamatório. Pode ser usado, em decocção das castanhas, no combate a hemorróidas e varizes.



CAVALINHA – Equisetum arvense – EQUISITÁCEAS. Cauda-de-cavalo, cauda-de-raposa, rabo-de-rato, cauda-equina, rabo-de-cavalo.

IDENTIFICAÇÃO: De 20 a 65 cm de altura. Perene; caules estéreis, verdes, sulcados, ocos, com verticilos de ramos delgados, simples, verde-claros, ásperos e articulados. Esporos providos de elatérios, filamentos que se desenrolam quando o ar está seco; rizomas profundos que atingem até 2m.

USOS E PROPRIEDADES: Antiinflamatório, adstringente e revitalizante, além disso, é hemostática, cicatrizante e diurética. Repositor de silício. Age nos brônquios limpando secreções dos pulmões.



CEBOLA – Allium cepa – LILIACEAS.

IDENTIFICAÇÃO: Até 1,20 m de altura, Perene, caule longo; bulbo com escamas membranáceas (túnicas) e raízes; túnicas internas carnosas,suculentas,esbranquiçadas ou avermelhadas;as externas,finas,douradas ou violáceas;de 4 a 6 folhas cilíndricas,ocas;flores no ápice do espaço floral,brancas ou esverdeadas,em umbelas solitárias e globulares,com 2 e 3 cm de largura;fruto em forma de cápsula triangular;sementes angulosas,compridas e escuras.Sabor amargo, adocicado; odor picante. 

USOS E PROPRIEDADES: Anti-séptico, útil para aliviar as dores de gases intestinais. Também é hipotensora, hipoglicemiante, hipodolesterômica, hipolipêmica, analgésica e antiinflamatória.



CHÁ DE FRADE – Leonurus cardíaca – LABIADAS. Agripalma, cauda de leão, tolonga,Macaé

IDENTIFICAÇÃO: De 50 cm a 1,50 m de altura.Perene,com caule rígido,de seção quadrada,muito ramificado e folhoso;folhas verde-escuras por cima e acinzentadas por baixo,pecioladas,serradas,recortadas,possuindo as inferiores entre 5 e 7 pontas e as superiores,apenas 3;flores dor-de-rosa e púrpura,em verticilos densos ao longo de todo o caule. Cheiro intenso e desagradável.

USOS E PROPRIEDADES: Ótimo diurético, fortalecedor. Dá um ótimo xarope para tosse e problemas respiratórios. Cicatrizante, detergente e emenagogo. Empregado no tratamento de bronquite como expectorante. OBS: Pessoas propensas à dermatite devem evitar colher dessa planta.



CHAPÉU-DE-COURO – Echinodorus macrophyllus – ALISMATACEAS. Chá de campanha, chá mineiro, erva do brejo.

IDENTIFICAÇÃO: Erva ereta, com rizoma.Folhas longo-pecioladas, oblogo-lanceoladas ou cordiformes, coriáceas, com nervuras salientes, medindo de 60 cm a 1,50 m de comprimento por 35 cm de largura.Flores numerosas, hermafroditas, em rácimos alongados.Fruto do tipo aquênio, com uma semente.Sabor muito amargo; inodoro (folhas). 

USOS E PROPRIEDADES: Tem efeito laxativo e estimulante da bílis. Em decocção cura reumatismos, artrite, arteriosclerose, sífilis e gota.



CHICÓRIA-AMARGA – Cichorium intybus – COMPOSTAS. Almeirão, chicória.

IDENTIFICAÇÃO: De 30 cm a 1 m de altura.Perene caule rígido, anguloso, com numerosos ramos hirtos e em geral divergentes na base; folhas inferiores profundamente divididas em dentes agudos,folhas superiores pequenas,lanceoladas,semi-amplexicaules, pubescentes, com lóbulos profundos;flores de um azul-vivo,liguladas,em grandes capítulos;aquênio com papinho curtíssimo,coroado por minúsculas escamas,raiz aprumada,látex branco.Sabor muito amargo.

USOS E PROPRIEDADES: As folhas são empregadas na produção de xaropes para distúrbios digestivos, pois é aperitivo, antiácido e laxante. Além disso, atua como colagogo, colerético, antitérmico, diurético e tônico.



CHUCHU – Sechium edule – CURCUBITÁCEAS.

IDENTIFICAÇÃO: Trepadeira perene e longa. Frutos piriformes, achatados, sulcados, de casca rugosa e de cor geralmente verde-clara; a polpa é alvacenta com uma única semente. Flores com corola de cor amarelo-pálida ou alva. Tubérculo grande, rico em fécula.

USOS E PROPRIEDADES: A infusão das folhas e das cascas do fruto é diurética e hipotensora. Diminui a pressão arterial. Pó conter carboidratos, cálcio, fósforo, vitaminas A, B e C, seu fruto é muito nutritivo.



CIPÓ-CABELUDO – Mikania hirsutissima – COMPOSTAS. Erva Dutra, guaco cabeludo, guaco florido.

IDENTIFICAÇÃO: Subarbusto e caule cilíndrico, volúvel, com ramos lenhosos, roliços, pilosos. Folhas opostas, pecioladas, cordiforme-ovadas, coriáceas, em geral com 13 a 18cm de comprimento por 8 a 11cm de largura, com margem denticulada, nervuras salientes na face inferior e muito pubescente nas duas faces; os pêlos da face superior são maiores, mais duros, ásperos ao tato. Flores hermafroditas em pequenos capítulos, em corimbos densos. Fruto com papilho. Sabor amargo; aroma suave. 

USOS E PROPRIEDADES: Empregada no tratamento de doenças renais e das vias urinárias, assim como na prevenção da artrite.



COLONIA – Alpinia speciosa – ZINGIBERÁCEAS. Cana do brejo, cardomomo falso, paco seroca, pacová.

IDENTIFICAÇÃO: Herbácea alta, disposta em touceiras; caule envolvido pelas folhas elipricas, verde-brilhantes, invaginantes, longas, com margens ciliadas. Flores brancas e rosas, axilares, em cachos terminais pendentes. Apresenta rizoma. Aroma suave (toda a planta).

USOS E PROPRIEDADES: A infusão das folhas apresenta propriedades hipotensora e sedativa. Também é digestiva, boa no tratamento de cólicas e afecções dos aparelhos digestivo e respiratórios.



CONFREI – Symphytum officinale – BORAGINÁCEAS. Consolda, erva do cardeal.

IDENTIFICAÇÃO: De 30 a 80cm de altura. Perene, caule robusto, ereto, quadrangular, ramoso; folhas ovais, espessas, guarnecidas de pêlos ásperos flores violáceas, rosadas ou amareladas, reunidas em cimeiras espiraladas e pendentes; moita grossa, carnuda, preta na superfície, branca e viscosa em corte. Inodora , sabor adocicado, muito levemente adstringente.

USOS E PROPRIEDADES: Propriedades cicatrizantes e emolientes. Seu chá é bom para hemorragias, úlceras, leucemias, cortes e feridas. O cataplasma trata de fraturas ósseas, varizes e queimaduras. OBS: A ingestão por longos períodos pode causar câncer hepático.



COPAÍBA – Copaíba langsdorffi – LEGUMINOSAS. Copaíba vermelho, óleo vermelho, pau de óleo.

IDENTIFICAÇÃO: Árvore frondosa, de tamanho variável de acordo com o solo, geralmente de 10 a 15m de altura. Copas grossas, densas; casca vermelho-escuro com profundas fendas longitudinais. Folhas pinatífidas, com 3 a 5 pares de folíolos alternos ou opostos, obtusos, glabros. Flores brancas, às vezes rosadas, agregadas em pequenos ramos; fruto pedunculado, ovóide, contendo uma semente.

USOS E PROPRIEDADES: O óleo da planta é empregado em casos de infecção urinária, disenterias, urticária, úlceras, leucorréia e dermatoses em geral. OBS: É tóxico em altas doses.



CORDÃO-DE-FRADE – Leonotis nepetaefolia – LABIADAS. Cauda de leão, coração de frade, corindiba, leonuro, rubim, rubim de bola.

IDENTIFICAÇÃO: Anual, herbácea subarbustiva, aromática, com caule quadrangular, pouco ramificado, estriado, pubescente, com até 2m de altura. Folhas opostas, ovadas, membranáceas, com margem crenada, tênue-tomentosas, com pêlos simples e alvo-translúcidos em ambas as faces, sendo a face superior verde-escura e a inferior mais clara, fosca, com cerca de 4 a 12cm de comprimento. Flores alaranjadas. Fruto núcula oval, acastanhada. 

USOS E PROPRIEDADES: Tônico, diurético, béquico, expectorante, febrífugo, carminativo, antiespasmódico, diurético, além de fortalecimento e amenização de dores de estômago.












2 comentários: