google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS

ANUCIOS

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

TÉCNICAS DE PREPARAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS



Na preparação dos chás evite utensílios de alumínio ou cobre. Use de aço inoxidável, esmaltada, cerâmica ou vidro refratário. As raízes, talo, cascas e sementes levam mais tempo para cozinhar, já as folhas e flores, partes mais tenras, levam menos tempo. É bom saber, também, que os chás de um dia para outro fermentam e estragam. Recomenda-se então renovar diariamente o cozimento ou infusão.





INFUSÃO

Ferver a água, colocar sobre a erva dentro de uma vasilha, tampar, deixar por dez minutos em repouso, coando em seguida. Emprega-se este método para folhas, flores e cascas finas. 

DECOCÇÃO 

Colocar a erva junto com água fria e aquecer até ferver, deixando por meio minuto. Deixar em repouso por 20 a 30 minutos. Este método é utilizado para partes duras como cascas, ramos e frutos. A raiz deve ser deixada pelo menos 12 horas em repouso depois da decocção. 

TINTURAS 

São resultantes do tratamento de substâncias vegetais por dissolventes que contenham álcool, como, vinho, cachaça e outras diversas graduações alcoólicas. Nestas soluções, a quantia de erva a ser colocada seria em geral 20 por cento ou mais, ou menos, a quinta parte que cabe numa garrafa de 1 litro. Usa-se 70 por cento de álcool para plantas que soltam facilmente seus princípios; 80 por cento de álcool para aquelas mais ricas em resina ou azeites voláteis e 90 por cento para aquelas que contenham corpos gordurosos. Deixar tampado no mínimo por 10 dias, agitando a mistura diariamente. 

BANHO 

Faz-se uma infusão ou decocção mais concentrada que deve ser coada e misturada na água do banho. Outra maneira indicada é colocar as ervas em um saco de pano firme e deixar boiando na água do banho. Os banhos podem ser parciais ou de corpo inteiro, e são normalmente indicados 1 vez por dia.

CATAPLASMA 

São obtidas por diversas formas: 
a. amassar as ervas frescas e bem limpas, aplicar diretamente sobre a parte afetada ou envolvidas em um pano fino ou gaze;
b. as ervas secas podem ser reduzidas a pó, misturadas em água, chás ou outras preparações e aplicadas envoltas em pano fino sobre as partes afetadas;
c. pode-se ainda utilizar farinha de mandioca ou fubá de milho e água, geralmente quente, com a planta fresca ou seca triturada.

COMPRESSA 

É uma preparação de uso local (tópico) que atua pela penetração dos princípios ativos através da pele. Utilizam-se panos, chumaços de algodão ou gaze embebidos em um infuso concentrado, decocto, sumo ou tintura da planta dissolvida em água. A compressa pode ser quente ou fria. Outra forma é molhar a ponta de uma toalha e colocar no local afetado, cobrindo com a outra ponta da toalha seca, para conservar o calor. 

UNGÜENTO 

Utilizar o sumo da erva ou chá mais forte e misturar com gordura animal ou de coco na forma líquida. Misturar até que fique cremoso. 

MACERAÇÃO 

Colocar as ervas de molho durante 8 a 24 horas em líquidos na temperatura ambiente: água (tisana ou garrafada), vinho ou cachaça ou mistura de água e álcool de cereais. As partes mais duras ficam mais tempo no líquido. Neste processo os minerais e vitaminas são mais aproveitados. Não são expelidos pelo vapor como nos processos anteriores. 

XAROPE 

Colocar para ferver duas partes de água e três partes de açúcar ou rapadura até dissolver. Juntar uma medida do suco da planta ou do fruto para cinco medidas de mistura preparada. Ferver por mais dois minutos. Guardar em garrafa limpa e escaldada. O xarope deve ser limpo. Não deve ser usado se apresentar sinal de coalhado ou cheiro de azedo. De preferência guardar em geladeira ou em local fresco. Usar no máximo por 15 dias.

SUCO 

Este é, sem dúvida, o estado onde melhor se aproveita a propriedade das plantas, porque elas estão sendo consumidas "in natura" e, sem dúvida alguma é a maneira mais eficaz de terapia. - Para obter o suco, deve-se esmagar as ervas frescas e tenras em uma vasilha, ou mesmo em liquidificador, transformando-as em uma pasta. Filtre em uma peneira de malha fina. Nunca prepare quantidades muito grandes de suco. Prepare apenas o suficiente para um dia, pois neste estado, as ervas se alteram facilmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário