google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Cultivo, usos e propiedades do Mamoncillo (Melicoccus bijugatus)

ANUCIOS

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Cultivo, usos e propiedades do Mamoncillo (Melicoccus bijugatus)



Mamoncillo

Planta
O mamoncillo, genip, guinep, genipe, ginepa, quenepa, chenet, canepa, mamon, limoncillo ou lima-espanhola é o fruto de uma árvore da espécie Melicoccus bijugatus. Wikipédia
Nome científico: Melicoccus bijugatus
Classificação: Espécie
Classificação superior: Melicoccus
Seu nome científico é Melicoccus bijugatus e pertence à familia das Sapindaceas. É uma árvore frutífera,  originária da América Central, Caribe e norte da América do Sul, que pode atingir até 30m de altura.  
Deve ser cultivada em solos bem drenados e a sol pleno, em climas tropicais e subtropicais. È também conhecida como lima-espanhola, papamundo, huaya, limoncillo ou guaym. 
O Mamoncillo é bastante consumido em países da América Central e do Sul, como Nicarágua, Colômbia e Venezuela. Não é muito comum aqui no Brasil, mas pode ser encontrada na Região Norte do país. É rica em vitaminas B1, B3, B6 e B12 e quantidades consideráveis de sais minerais, aminoácidos e ácidos graxos insaturados, como oleico e linoleico.
O Mamoncillo  alivia o estresse, fortalece a imunidade do corpo. Suas folhas ajudam no combate ao vício do tabagismo e combate distúrbios do sono, devido a grande conteúdo de ferro e fósforo.
Na Nicarágua suas sementes são moídas para eliminar vermes e parasitos. Pode-se consumir a fruta fresca ou em refrescos e sucos. 
Na Colômbia é matéria prima para confecção de refrigerante.
Outros benefícios da fruta são o combate à doenças renais, epilepsia, aumenta imunidade em grávidas, combate gripes, resfriados e febre alta.
O mamoncillo, genip, guinep, genipe, ginepa, quenepa, chenet, canepa, mamon, limoncillo ou lima-espanhola é o fruto de uma árvore da espécie Melicoccus bijugatus que é indígena de uma vasta área das Américas, que inclui a América Central, a Colômbia e as Caraíbas. A árvore pode crescer até uma altura de 30 metros e seu fruto tem  propriedades terapêuticas. Além de ser um fruto bastante comum na América Central, ele alivia o estresse, fortalece a imunidade do corpo, pois é rico em ferro, fósforo e outras substâncias. O mesmo está sendo estudado a todo vapor por pesquisadores da região, especialmente porque tem grande fama de ser poderosa contra o câncer, inclusive mais potente que a graviola. Suas folhas ajudam no combate ao vício do cigarro e trata distúrbios do sono como a insônia, pois contém grande quantidade do aminoácido triptofano, essencial para restaurar o sistema nervoso. 



Esta fruta ainda não é muito comum aqui no Brasil, mas pode ser encontrada na Região Norte do país.Na Nicarágua, por exemplo, moem-se as suas sementes para eliminar vermes e parasitas. O fato é que a fruta é alvo de estudos intensos, porque  os cientistas querem provar que o mamoncillo é capaz de curar o câncer. Para o nutricionista Yaksic Ramiro Gonzales, suas propriedades favorecem pessoas com câncer porque a fruta contém nutrientes que inibem as células cancerosas, ou seja, não deixe que elas se espalhem.

Além dessa maravilhosa notícia, também podemos encontrar no mamoncillo outros benefícios, como:

– Impede a proliferação de vírus e bactérias

– Protege a imunidade da mulher grávida, graças ao seu ácido orgânico

– Ajuda no tratamento de epilépticos

– Combate doenças nos rins

– Cura infecções urinárias

– Regulariza o aparelho digestivo

– Trata infecções nos brônquios

– Acaba com febre alta

– Combate gripes e resfriados

Além disso, ela possui vitaminas B1, B3, B6 e B12 e quantidades consideráveis de sais minerais, aminoácidos e ácidos gordos insaturados, como oleico e linoleico. Esta é uma planta que vale apena ser cultivada e precisamos popularizá-la no Brasil e incentivar seu plantio. Afinal, ela é um verdadeiro remédio natural e, com certeza, poderá contribuir muito para a saúde dos brasileiros.



VÍDEO RELACIONADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário