google.com, pub-8049697581559549, DIRECT, f08c47fec0942fa0 VIDA NATURAL: Citronela, Citronela-de-java (Cymbopogon nardus)

ANUCIOS

sábado, 20 de maio de 2017

Citronela, Citronela-de-java (Cymbopogon nardus)



Introdução

É utilizada para a extração de um óleo essencial chamado óleo de citronela, muito utilizado na confecção de velas, loções e óleos repelentes de mosquitos.

Não deve ser confundida com o capim-limão (Cymbopogon citratus). Ainda que a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem mais intenso.

Porte

Até 1,5m de altura

Caule

Ereto, com nós bem demarcados.

Folhas

Verde-claro e ásperas, com 7mm de largura e bainhas grandes.

Tipos de solo

Exige solos aluviais (encharcados)

Clima

Prefere climas úmidos, com chuvas regulares.

Grupo Ecológico

Climácica

Melhor época para plantio

Entre setembro e dezembro.

Forma de plantio

A propagação se faz por meio de mudas. 

São necessárias 13 mil a 20 mil mudas por hectare.

Espaçamento

1 a 1,20 m entre linhas e 50 a 60 cm entre plantas.

Cultivo

Faz-se a rotação depois de seis a oito anos, com leguminosas ou outra espécie não gramínea.

Replantio a cada 3 anos

Iluminação

Exige sol pleno. A planta não vai bem à sombra ou meia-sombra.

Irrigação

Quando não há chuvas, regar 4 vezes por semana.

Colheita

A época é variável, podendo haver dois a três cortes de folhas por ano.

Partes utilizadas

Folhas

Formas de Reprodução

Divisão de touceiras

Sementes

Reprodução

Por touceiras. É necessário o replantio a cada 3 anos.

Princípios Ativos

A-cadinol, acetato de geranil, b-elemeno, citral, citronelal, citronelol, d-cadineno, elemol, elemicina, eugenol, geranial, germacreno-D, geraniol, isopulejol, limoneno, linalol, mirceno, sabineno.

Utilização

A destilação das folhas a vapor resulta num óleo essencial, que rende normalmente 100 a 200 kg/ha.

O óleo essencial da citronela-de-java contém cerca de 65% de geraniol e 35% citronelal, e é utilizado pela indústria de perfumes e cosméticos como repelente de insetos.

O método industrial de extração do óleo essencial da citronela é conhecido como "arrasto de vapor". As folhas são colocadas em um recipiente e passam a receber vapor d´água constantemente. A água é aquecida em uma caldeira. Ao passar pelas folhas da citronela, o vapor leva junto o óleo essencial e este é separado da água, em seguida, por condensação.

Já a extração caseira do óleo essencial da citronela não é muito simples. Segundo informações da Seção de Plantas Aromáticas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), pode-se colocar as folhas com um pouco de água num panela de pressão: o vapor que sair de lá também vai conter óleo essencial. O problema é recolher este vapor, para daí extrair o óleo.

Uma outra dica é que o óleo essencial da citronela é também solúvel em álcool. Assim, se misturarmos as folhas ao álcool, naturalmente o óleo essencial vai ser liberado. Aqui o problema é o seguinte: outras substâncias presentes na folha, como clorofila e pigmentos, também são solúveis em álcool e, neste caso, não teríamos o óleo puro como se obtém por meio do vapor d´água.

Vale destacar mais um detalhe importante: as folhas de citronela possuem uma concentração mínima de óleo essencial, em torno de 0,5% a 0,6%. Para cada 100 quilos de folhas, extraem-se no máximo 600 gramas de óleo. Ou seja, tentar extrair pequenas quantidades não é nada viável.

Como extrair o extrato de citronela passo a passo

Você vai precisar de:

- 1 feixe de citronela;
- 1 frasco de vidro de fechamento hermético;
- Álcool de cereais a 70%;
- Água;
- Tesoura para cortar as folhas de citronela;

Processo:

1 - É importante que você colha a citronela no início da manhã, logo quando o sol nasce. Corte as folhas mais sadias. Lave as folhas e deixe secar na sombra por um tempo para retirar o excesso de água.

2 - Agora corte as folhas em pedaços pequenos e coloque tudo dentro do frasco de vidro. É necessário que ele seja de vidro para que nenhuma substância do frasco passe para o extrato. E é essencial que o frasco feche hermeticamente porque não pode haver trocas entre o interior do frasco e o exterior.

3 - Agora é hora de preparar a solução de água e álcool. A quantidade correta de cada é um é de 70% de água para 30% de álcool. Prepare uma quantidade que cubra todas as folhas que estão no frasco, nenhum pedaço de citronela pode ficar fora da água com álcool porque apodrece. Após completar tudo com a solução água/álcool tampe o frasco e agite-o com calma para que a solução entre em contato com todas as partes da citronela.
Faça você mesmo: velas de citronela para afastar os mosquitos

4 - Se o seu frasco for transparente ou se ele deixa passar alguma luz é necessário envolvê-lo com um papel preto fosco para que nenhuma luz entre em contato com a citronela de dentro do frasco. Cole uma etiqueta no vidro com a data do dia que ele foi fechado. E por fim, coloque o frasco em um local escuro por 15 dias.

5 - A cada dois dias é necessário que você agite suavemente o frasco, para que o líquido circule entre as folhas. Após os 15 dias, coe a citronela e guarde o líquido. Está pronto seu extrato de citronela!

Origem

É uma planta originária do Sri Lanka (antigo Ceilão) e da Índia.

Curiosidades

Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. 

A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.
Observações

Não confundir com o capim-limão !

Ainda é muito comum a confusão entre a citronela e o capim-limão (Cymbopogon citratus).

Pelo nome científico, já deu para perceber que ambas as plantas pertencem ao mesmo gênero. 

Embora a aparência seja realmente muito próxima, dá para diferenciá-las pelo aroma: o capim-limão apresenta um cheiro mais suave, que lembra o limão; enquanto o aroma da citronela é bem intenso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário